Sobre o Instituto de Línguas

O Instituto  de Línguas da Universidade Estadual de Maringá (ILG) , órgão suplementar,  foi criado em agosto de 1969  vinculado à  Reitoria,  com o  objetivo  de  oferecer  cursos  de  idiomas à comunidade universitária (docentes,  funcionários e acadêmicos) e à  comunidade externa.  A  primeira diretora foi a professora de língua inglesa Maria Ignez do Carmo Tílio.

Inicialmente, foram criados  os cursos de Francês, Inglês e Italiano. Em  1984, O ILG foi integrado à PEA  ( Pró - reitoria  de Extensão e Assuntos Comunitários),  que, a  partir  de 1994, passou  a  ser  chamada  de  PEC  ( Pró- reitoria de Extensão e Cultura). O instituto é reconhecido  em  toda a  região como  a  melhor  escola de idiomas devido ao seu corpo docente e técnico, que visam uma capacitação constante, o  que proporciona  excelente qualidade de ensino.

A missão do ILG é promover o ensino de línguas estrangeiras, capacitando os  alunos  nas diferentes habilidades linguísticas e comunicativas, apoiando atividades de pesquisa e ensino, através de um corpo docente altamente capacitado e qualificado.

Atualmente,  oferece  cursos  regulares  de  Alemão, Inglês,  Francês, Italiano  e  Espanhol  às comunidades universitária da UEM  (acadêmicos, docentes e funcionários)  e maringaense,  além  de cursos de conversação e serviços de tradução / versão em inglês. São oferecidos também cursos e projetos de extensão que beneficiam vários públicos, como a terceira idade, professores da educação básica, alunos com dificuldades de aprendizagem etc.

--

O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), referência no ensino de idiomas, completou 50 anos de existência em agosto de 2019. São aproximadamente 7,3 mil alunos formados até o momento, muitos dos quais tornaram-se profissionais de diversas áreas, inclusive de docência.